Apresentação

O Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar foi criado em 16 de novembro de 1993 ainda com a designação de Departamento de Artes (DArtes). Foi alocado no prédio do Setor Cultural da Universidade. Segundo relatos, o local atual do prédio principal do Departamento tinha sido um estábulo da fazenda que fora transformada em Campus Universitário no início da década de 1971. Depois o local prestou-se para as instalações de um espaço onde funcionava o grupo de teatro da UFSCar e onde depois se tornou o Setor Cultural.

A fotografia a seguir mostra o prédio que ficava no local atual do prédio principal do DAC, tendo à frente uma apresentação de teatro de bonecos.

Antigo prédio com apresentação de teatro de bonecos
Antigo prédio com apresentação de teatro de bonecos

A fotografia seguinte mostra uma apresentação teatral, já no novo prédio construído, no então setor cultural.

Apresentação teatral no atual saguão do DAC, antigo prédio do Setor Cultural.
Apresentação teatral no atual saguão do DAC, antigo prédio do Setor Cultural.

Em 1993, na época da criação do Departamento, haviam três grandes áreas de enfoque: Audiovisual, Música e Teatro. Dentre as propostas de curso de graduação a primeira que foi efetivada foi a área de audiovisual, com a criação do curso de Imagem e Som, em 1996. Depois, em 2004, foi implantado o curso de Licenciatura em Música. Depois disso, o departamento ampliou-se na área de pós-graduação e também com diversos outros cursos. Paralelamente ao ensino, o DAC sempre teve uma forte atuação na extensão, com diversos projetos que fizeram e fazem parte marcante da Universidade. Na área de pesquisa existe o empenho do corpo docente para o constante aprimoramento científico. Para saber mais, visite os vários menus deste site.