Pós-Graduação

Os docentes do Departamento de Artes e Comunicação estão ligados aos seguintes programas ou cursos de pós-graduação:

Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS)

O PPGIS é um Programa de Pós Graduação na modalidade acadêmico que se insere na área Comunicação e Informação. O Programa possui uma área de concentração singular e que inclusive o nomeia: Imagem e Som. Dada a grande amplitude do campo da Comunicação e em consonância com a necessidade de se construir recortes que permitam aprofundar investigações científicas, as pesquisas do PPGIS são exclusivamente voltadas ao audiovisual e à sua inegável centralidade na linguagem e cultura. Em decorrência destas características, o Programa visa a formação de docentes que atuem em nível de terceiro grau no campo de estudos do audiovisual e, em menor medida, para profissionais que necessitem de uma formação mais refinada no campo do audiovisual, tais como gestores públicos, curadores, programadores culturais, etc.

Docentes do DAC participantes: Alessandro Constantino Gamo, Arthur Autran Franco de Sá Neto, Flávia Cesarino Costa, João Carlos Massarolo, Leandro Rocha Saraiva, Leonardo Antônio de Andrade Giani, Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo, Samuel José Holanda de Paiva, Suzana Reck Miranda

Para mais informações, acessar o site do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (link externo).


Programa de Pós-Graduação em Música (em processo de implantação)

O Programa de Pós-Graduação em Música da UFSCar tem como missão formar Mestres(as) em Música que estejam capacitados(as) a compreender a dinâmica e a complexidade da Música enquanto forma de ação humana, abrangendo suas características materiais e simbólicas, seus processos de criação/produção, de circulação/fruição e de ensino-aprendizagem, suas funções sociais e educativas, e considerando ainda os diferentes contextos históricos, sociais e culturais em que ela é produzida. Além disso, O PPGMus está comprometido em formar pesquisadoras e pesquisadores que sejam capazes de propor novas abordagens teóricas e práticas relacionadas ao fazer musical, levando em conta sua diversidade humana, estética, material, de produção, circulação e fruição. O programa também tem como propósito favorecer o desenvolvimento crítico-reflexivo de musicistas e professores(as) de música em exercício; produzir pesquisas que buscam compreender diferentes práticas e produções musicais; promover o desenvolvimento criativo, crítico e reflexivo dos diferentes processos que abarcam a produção artística; favorecer a realização de práticas pedagógico-musicais qualificadas, inovadoras, reflexivas, críticas e emancipatórias; e contribuir com o desenvolvimento de dispositivos tecnológicos que possam ser utilizados na criação e no fazer musical ou ainda nas práticas de ensino de música.

Docentes do DAC participantes: Adelcio Camilo Machado, Thais dos Guimaraes Alvim Nunes, Isamara Alves Carvalho, Suzana Reck Miranda, Juliana Marilia Coli, Ilza Zenker Leme Joly e Eduardo Nespoli.

Programa de Pós-Graduação em Produção de Conteúdo Multiplataforma (PPGPCM)

PPGPCM é um Programa de Pós-graduação  na modalidade profissional que se insere na área Comunicação e Informação. O Programa oferta o Mestrado Profissional em Produção de Conteúdo Multiplataformas, se dirige a produtores de conteúdo multiplataformas e a profissionais interessados em renovar suas competências relacionadas ao audiovisual e mídias digitais (plataformas de streaming, mídias imersivas, games, etc.) ou, ainda, aprofundá-las por meio do mestrado.
O Mestrado Profissional tem como objetivo proporcionar aos alunos uma formação atual e dinâmica, capaz de enriquecer as suas competências criativas e profissionais na área da comunicação e das mídias imersivas/interativas. Análises dos diferentes fenômenos socioculturais relacionados aos processos de plataformização da produção cultural e artística, permitirão ao aluno desenvolver o seu projeto nesta área através da investigação básica, aplicada ou afins.

Docentes do DAC participantes: Prof. Me. Adriano Barbuto; Profa. Dra. Alessandra Meleiro; Profa. Dra. Elaine Coster; Prof. Dr. Dario Mesquita; Prof. Dr. Glauber Santiago; Prof. João Carlos Massarolo; Prof. Dr. Leandro Rocha Saraiva.

Para mais informações, acesse aqui (link externo). [https://www.ppgpcm.ufscar.br/pt-br]


Especialização em Educação e Tecnologias

O curso de especialização em Educação e Tecnologias (EduTec) é uma proposta de formação híbrida, aberta e flexível, relacionada a projetos de pesquisa realizados no âmbito do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Trata-se, portanto, de uma proposta de investigação e formação, articuladas como curso de especialização em Educação e Tecnologias, com atenção à formação continuada e pós-graduada de profissionais (especialmente educadores e gestores educacionais) interessados na relação entre educação e tecnologias.

Docentes do DAC participantes: Prof. Dr. Glauber Santiago e Prof. Me. José Alessandro Silva

Para mais informações, acesse aqui (link externo).


Especialização em Música em Movimento: propostas para a Educação Musical Escolar

O curso de especialização "Música em Movimento: propostas para a educação escolar" tem por objetivo formar educadores para o desenvolvimento de propostas de educação musical em seus diferentes âmbitos de ação e intervenção educativa, de forma a garantir a formação integral das pessoas, em uma perspectiva humanizadora, ampliando o acesso à cultura musical para crianças, jovens e adultos, de maneira que elas possam reconhecer e se expressar no mundo no qual estão inseridas. O curso também tem por objetivo formar educadores para atuar em escolas de educação básica, desenvolvendo e definindo estratégias pedagógicas que favoreçam a musicalidade.

Docentes do DAC participantes: Profª. Drª. Ilza Zenker Leme Joly, Profª. Ms. Natália Búrigo Severino, Profª. Dra. Renata Franco Severo Fantini, Profa. Dra. Maria Carolina Leme Joly.

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Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas (EAM/UFSCar)

O Curso de Especialização em “Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas”, propõe abordar o ecossistema midiático contemporâneo, onde se insere novas formas de entretenimento audiovisual, dentro de uma perspectiva multidisciplinar, visando analisar e compreender as relações entre teledramaturgia e narrativa transmídia; estratégias de produção e circulação de conteúdo para redes sociais; política audiovisual, leis de incentivo e a coprodução; concepção de design audiovisual; séries, webséries e conteúdos on demand; elaboração e desenvolvimento de projetos audiovisuais; bem como franquia de mídia, marketing e planos de negócio. Assim, a Especialização visa capacitar profissionais para o mercado audiovisual em transformação, no qual emergem novas lógicas de produção e de distribuição do produto audiovisual.

Docentes do DAC participantes: Prof. Dr. João Carlos Massarolo (Coordenador); prof. Dr. Dario Mesquita

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Especialização em Mídias na Educação - Universidade Aberta do Brasil (sem novas ofertas)

Originalmente iniciado pelo MEC/SEED em conjunto com diversas universidades em todo o país, Mídias na Educação é um programa de formação continuada de educadores para o uso pedagógico das mídias integrado à proposta pedagógica. Atualmente está subordinado a CAPES/UAB e será realizado na modalidade de educação a distância. O Programa de Formação Continuada Mídias na Educação tem como objetivo incentivar o uso integrado de diferentes mídias em sala de aula (TV, rádio, material impresso e Internet) de forma articulada à proposta pedagógica e dentro de uma concepção interacionista de aprendizagem.

Docentes do DAC participantes: Prof. Dr. Glauber Santiago, Profa. Dra. Isamara Alves Carvalho e Prof. José Alessandro Silva.

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Programa de Pós-Graduação em Educação

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE-UFSCar) propõe-se, prioritariamente, a fomentar a qualidade do ensino e da pesquisa em Pós-Graduação por meio da produção de conhecimentos voltados para possibilidades de superação das desigualdades sociais, impulsionando investigações que apresentem potencialmente relevância social em diferentes campos da área educacional. O ensino e as pesquisas desenvolvidos pelo PPGE–UFSCar têm como compromisso, em suas diferentes frentes, a valorização das diversidades, o respeito pela pluralidade de concepções teóricas, metodológicas e de práxis educativas. Coerentemente com sua construção histórica, o programa abrange temas tradicionalmente presentes desde a sua criação, acrescidos de perspectivas mais recentes e inovadoras, asseverando, na busca de unidade na diversidade, o seu comprometimento com o desenvolvimento de um projeto de pós-graduação dotado de identidade própria e de relevância para a educação brasileira. A perspectiva de desenvolvimento de pesquisas com enfoque na superação das desigualdades sociais possibilitou a construção de um projeto dotado de identidade própria, por meio do desenvolvimento de propostas que ampliaram as perspectivas educativas para espaços não escolares, superando as concepções de áreas de atuação tradicionais da educação. Incluindo em seu corpo docente pesquisadores de diferentes origens acadêmicas, o PPGE-UFSCar abre espaço para pesquisas que apresentem interface com outras áreas, que também apresentam potencialidade de práticas para a superação das desigualdades sociais. Em conformidade com a perspectiva social, o PPGE-UFSCar tem estabelecido ampla relação com a comunidade externa à universidade, em especial as redes de ensino público, atuando ainda por meio de diferentes redes sociais.

Docentes do DAC participantes: Prof. Dr. Fernando Stanzione Galizia

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Programa de Mestrado Profissional em Educação

O Programa de Mestrado Profissional em Educação visa desenvolver a formação acadêmica situada na prática profissional de docentes que atuam nas diversas áreas de conhecimento, capacitando-os para atuarem de forma significativa na sociedade.

Nesta perspectiva, pretende favorecer a melhor compreensão, por parte dos professores em exercício, dos princípios epistemológicos que sustentam suas ações, possibilitando uma ratificação de suas práticas, com maior consciência, ou uma reformulação das práticas, suscitando, como impacto a curto e médio prazo, a proposição de abordagens didáticas mais comprometidas e situadas sócio-historicamente e a elaboração de materiais e recursos didáticos inovadores, com otimização de tecnologias.

O desenvolvimento de pesquisas “com” os professores, a partir de situações didáticas situadas, contextualizadas e de caráter interdisciplinar, objetiva estabelecer parcerias entre Universidade e Escola, de forma que os professores da Educação Básica possam ser reconhecidos socialmente enquanto produtores de conhecimento e, ao mesmo tempo, a Escola possa ser também reconhecida como mais um lócus de produção de conhecimentos e formadora de professores.

As investigações desenvolvidas no âmbito do Mestrado Profissional em Educação, pelos professores da Educação Básica, contemplam os fundamentos históricos, epistemológicos, filosóficos e metodológicos que se apresentam nos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem nos espaços educativos formais e não formais.

A Linha de Pesquisa central do Programa, denominada Processos educativos – Linguagens, Currículo e Tecnologias, é conduzida pelas diversas linguagens, uma vez que se pretende produzir conhecimentos teóricos sobre situações didáticas nas áreas de atuação dos professores da Educação Básica, estudos referentes aos processos educativos, bem como sobre currículo, tecnologias e formação.

Docentes do DAC participantes: Prof. Dr. Fernando Stanzione Galizia

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