Extensão

O Departamento de Artes e Comunicação, historicamente, relaciona-se fortemente com o lado extensionista da Universidade. Nos últimos anos centenas de atividades foram desenvolvidas. A seguir são indicadas algumas delas, cuja continuidade é maior.

A RUA – Revista Universitária do Audiovisual (ISSN 1983-3725)
Nascida a partir da iniciativa de alunos da turma de 2007 do Curso de Imagem e Som da UFSCar, a RUA é resultado de um trabalho coletivo que também conta com a participação de professores. Em síntese, somos universitários, vivendo a busca do conhecimento e a integração que nos forma como pessoas e como profissionais. Pretendemos juntar sonho e empenho à vontade de viver a Imagem e o Som.

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Big Boom Orchestra
Fundada em 2016, a Big Boom Orquestra é um grupo musical baseado na formação de uma Big Band (Jazz Band) com 4 saxofones, 4 trompetes, 4 trombones, piano, guitarra, contrabaixo e bateria. Está sob direção dos professores Glauber Santiago e Fred Cavalcante.

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Cine UFSCar
Criado em 2005, o CineUFSCar tem o objetivo de realizar exibições de filmes nacionais e internacionais que promovam a reflexão e o debate de temas vitais para a sociedade e para a Universidade e suas diversas áreas, promovendo mostras que atuem de maneira educacional e gerem reflexões acerca de temáticas contemporâneas.

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Empresa Júnior ArtCom
A empresa júnior ArtCom, criada em 2006, desenvolve atividades que ampliam o relacionamento dos estudantes do curso de Imagem e Som com o mercado de trabalho, por meio da prática empresarial e da cultura empreendedora. Promove o estreitamento acadêmico com o setor produtivo e de serviços, realizando trabalhos de assessoria, consultoria, apoio técnico e desenvolvimento de estudos e projetos nos quais o conhecimento teórico é colocado em prática por meio da realização audiovisual. A ArtCom atua no mercado profissional de maneira reflexiva, interagindo com clientes e público, por meio de projetos práticos de produção audiovisual que possam contribuir para o desenvolvimento econômico e social da comunidade por ela assistida.

As atividades realizadas com supervisão, também estabelecem modos criativos/inovadores de reflexão sobre o fazer audiovisual contemporâneo, e propiciam a oportunidade de atualização do conhecimento através de cursos complementares e específicos que não são abordados nas disciplinas do curso de Imagem e Som. Acesse: ArtCom | Facebook

Iniciação Musical ao longo da Vida
Esse projeto vem para dar continuidade a todas as atividades de Musicalização desenvolvidas na UFSCar ao longo de 29 anos. Ela vem, nesse momento, propondo a consolidação do conhecimento produzido na área durante todos os anos de trabalho do laboratório. Esse novo olhar faz um foco mais específico na área de iniciação musical de bebês, crianças, jovens e adultos, estreitando as ofertas sempre para os processos de iniciação ao conhecimento musical, à escrita e leitura musical e ao acesso de um vocabulário introdutório e básico para qualquer pessoa que tenha interesse em aprender e fazer música.

A justificativa se dá pelo próprio interesse e demanda da comunidade ao longo dos anos e também para uma ampliação, agora mais focada nos processos iniciais da aprendizagem musical, mantendo as possibilidades de desenvolvimento de projetos de extensão, iniciação científica, mestrado e doutorado, além de atender os interesses da graduação, cumprindo com isso a demanda de interface da própria UFSCar entre extensão, ensino e pesquisa.

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Música Popular: História, Performance e Ensino
O programa de extensão Música Popular: História, Performance e Ensino destina-se a abrigar projetos, planos e atividades ligados à música popular, oferecidos tanto à comunidade interna quanto externa da universidade. Seus principais objetivos consistem em divulgar o repertório, contribuir para a formação de cantores e instrumentistas e propiciar espaço de reflexão estética, histórica e performática sobre a música popular. Entende-se que o ensino desse repertório, bem como a reflexão crítica sobre ele ainda ocupa um espaço marginal nas universidades brasileiras, a despeito da grande relevância que essa música passou a ter ao longo de sua história. Nesse sentido, a UFSCar poderia contribuir no sentido de suprir, ao menos em âmbito local, essas carências, uma vez que já possui um corpo de docentes com formação nessa área.

Coordenador: Prof. Dra. Thais dos Guimarães Alvim Nunes (thais@ufscar.br). Docente envolvido: Prof. Dr. Adelcio Camilo Machado (adelcio.camilo@ufscar.br). Algumas atividades realizadas: Atividade Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão (ACIEPE) - Aspectos Analíticos da Canção Popular; Música popular em debate; Canto, corpo e música: reflexões sobre uma prática somática integrativa; VI Seminário Interno de Estudos sobre Música da UFSCar; Canções da Época de Ouro da Canção Popular Brasileira; ACIEPE - Práticas de leitura e escrita de textos com temas ligados à música popular; Abordagens pedagógicas para o ensino de Canto popular em cursos de Licenciatura em Música de universidades públicas brasileiras; Palestra sobre música e filosofia em Theodor Adorno; Assistência editorial para o periódico Música Popular em Revista; Sons sociais: aproximações entre música e sociedade; Panis et Circenses - 50 anos de Tropicalismo; Tropicália: estética, história e atualidade; Para Ouvir as Canções da Tropicália; Oficina Cantos da Floresta: as músicas indígenas nas escolas; Cem anos de Samba; A MPB pede passagem; ACIEPE - A música popular brasileira dos anos 1970: uma abordagem prática e histórico-analítica; EnCantos da Música Popular Brasileira.

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Orquestra Experimental da UFSCar
A Orquestra é um projeto que iniciou em 1991, com a proposta de oferecer um espaço de vivência, criação e performance musical e também um espaço de ensino e aprendizagem musical, social e profissional - uma vez que agrega alunos do curso de licenciatura em Música, modalidades presenciais e à distância e serve de laboratório de pesquisa para outros cursos de graduação e pós-graduação da UFSCar e outras universidades. Além destes, a orquestra é um veículo de divulgação da cultura musical, realizando concertos em diversos locais, com um repertório variado. O grupo é formado por cerca de 100 músicos da Universidade e da comunidade de São Carlos e região, e realiza cerca de 20 concertos anuais em praças, escolas, teatros, etc.

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Prática de Samba: música, presença, memória e sociabilidade
Por meio de um processo de convívio social e da prática cultural coletiva, este projeto propõe aos seus participantes um percurso rico de aprendizagem musical, histórica e social, caminho este forjado pela própria dinâmica da cultura em seu fazer coletivo. O projeto aborda o samba como gênero musical e manifestação cultural de matrizes afro-brasileiras, assim, na inter-relação entre os saberes e fazeres da cultura popular com os conhecimentos acadêmicos, surge um campo fértil de aprendizagens e de convívio humano e expressivo. O projeto visa ainda gerar reflexões acerca dos processos culturais vivenciados, entendendo-os como ações que envolvem práticas não-formais de educação e de recuperação da memória da música popular brasileira. Coordenador: Prof. Dr. Eduardo Conegundes de Souza.

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Revista GEMInIS (ISSN: 2179-1465 - Qualis: A4)
A Revista GEMInIS é uma publicação online, de periodicidade quadrimensal, voltada para a divulgação de artigos, resenhas de obras e trabalhos sobre o contexto da convergência midiática e da produção audiovisual em múltiplas plataformas transmidiáticas. A revista é aberta aos interessados de outras instituições e pesquisadores que queiram submeter seus trabalhos ao Conselho Editorial.

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Roda de Choro da UFSCar

O projeto visa realizar rodas de choro, gênero musical brasileiro, em locais diversos da cidade de São Carlos, incluindo o campus da UFSCar. Tanto pessoas da comunidade interna quanto externa poderão participar de duas formas: tocando algum instrumento na roda ou apreciando a música. O coordenador do projeto é o professor Fernando Galizia.