O curso de Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical ambiciona estreitar as relações entre a comunidade e a universidade, que possui elementos para a fomentação, a estruturação e difusão do saber acadêmico-científico. Esse tipo de habilitação se mostrou capaz de atualizar essas relações, sinalizando-a pela não unilateralidade ao demonstrar que, se a universidade pode e deve ser útil e eficiente ao intervir na sociedade, a recíproca também deve ser verdadeira. 

A pertinência da inserção da educação musical no meio acadêmico e o reconhecimento de sua importância enquanto campo do conhecimento das ciências humanas estão atribuídos à capacidade que este ofício musical tem de refletir o universo geral, de produzir pensamento próprio, de explicar e traduzir o ideário cultural, e de documentar, testemunhar, representar, sinalizar e intervir no processo histórico do trabalho humano. 

A particularidade da interação multidisciplinar desta licenciatura foi uma determinante da sua proposição, sua capacidade de interagir e de integrar as diversas áreas, matérias e disciplinas do conhecimento musical e pedagógico, favorece a aparição de novas habilitações e de oportunas proposições de outros cursos de graduação e pós-graduação. A especificidade da educação musical notabiliza-se pela qualidade que tem de possuir finalidades em comum com as outras áreas de conhecimento atualmente representadas na UFSCar. 

As potencialidades, enquanto recurso de educação e de documento de memória e de cultura humanista, inerentes nesta especificidade aproximam esta habilitação do conjunto dos objetivos e funções do Centro de Educação e Ciências Humanas da nossa Universidade, e das proposições dispostas no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e no Plano de desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSCar. 

Esta licenciatura nasceu da experiência musical ofertada para a comunidade de São Carlos e região, em cursos de extensão para crianças, jovens e adultos e pela extensa experiência na formação de orquestras comunitárias. Essa experiência, acumulada ao longo de 14 anos, anteriores à implantação do curso, criaram um corpo de conhecimento prático na área de educação musical que permitiu analisar, revisar e re-contextualizar modelos curriculares vigentes em outras instituições de ensino e propor um modelo mais adequado às demandas locais e regionais. Da mesma forma, uma extensa exposição dos trabalhos desenvolvidos na UFSCar em congressos nacionais e internacionais, permitiu um diálogo produtivo com profissionais da área, diálogo esse que permitiu a construção de um currículo consonante e coerente com as tendências atuais da educação musical no Brasil e em outros lugares do mundo. 

Ao pretender atingir esse perfil de público alvo a proposição deste curso teve em conta, enquanto determinante de seus currículos, elencos de matérias e ementas de disciplinas, as possibilidades de atuação profissional em mercado de trabalho concreto, onde realmente existia uma demanda e necessidade deste tipo de profissional. 

Um curso como este tem naturalmente um interesse e uma pertinência de abrangência nacional. Local e regionalmente, constatou-se um concreto e manifesto interesse de vários setores da sociedade, entre eles: jovens que freqüentaram os diversos cursos de música da UFSCar e se encontravam na fase de ingressar na carreira acadêmica; jovens músicos da comunidade e região; músicos profissionais e amadores; professores de música em conservatórios, escolas de música particulares e em escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; músicos que atuam nas igrejas e conjuntos diversos. Caracterizou-se assim, todo um coletivo de pessoas que se profissionalizam ou sub-profissionalizam em atividades outras que não as pedagógico-musicais, e que poderiam vir a conquistar cidadania e qualidade de vida por meio de um ofício musical contextualizado e muito útil à sociedade. 

Na época da proposição do curso, o Programa de Educação Musical na UFSCar a cada ano encaminhava um número significante de jovens para freqüentar cursos de graduação em música em outras universidades porque a UFSCar ainda não possuía esse tipo de oferta. Por outro lado, a área de música do Departamento de Artes e Comunicação era, e ainda é, constantemente procurada por diretores e coordenadores de escolas de primeiro e segundo graus, por escolas de música e de arte em geral, que percebem a importância da música na formação do indivíduo, desejam inseri-la em seus currículos regulares, mas não possuem o profissional habilitado para tanto. Essa procura era quase sempre, de certa forma, frustrante porque não tínhamos cursos regulares para formação de educadores musicais que podiam atender esse mercado de trabalho. 

Além de preparar educadores musicais para atender as demandas de mercado, este curso abriu ainda um grande número de possibilidades para formar multiplicadores, de atuação em diferentes setores da sociedade. Sem dúvida, estamos preparando profissionais capazes de levar a música para pessoas de todas as idades, estejam elas agrupadas em academias musicais; escolas de educação infantil, do ensino fundamental e médio; e outras instituições. Com certeza essa possibilidade pode transformar, em pouco tempo, o panorama social de São Carlos, da região e de outras comunidades mais afastadas. O contato com a música, comprovadamente, socializa, sensibiliza e tem poder de melhorar a qualidade de vida de qualquer indivíduo. Por outro lado, com este curso graduação, é possível ampliar significativamente a oferta de cursos de formação continuada para professores regulares da rede pública e particular, atendendo também uma grande demanda de solicitações de cursos de educação musical aplicada à educação para esses profissionais. Essa possibilidade multiplica consideravelmente a inserção da música na escola, disponibilizando esse saber para todos os segmentos da sociedade. Ou seja: o curso de música com habilitação em educação musical visa preparar profissionais capazes de desenvolver a musicalidade e de educar musicalmente crianças, jovens e adultos.

Maiores informações:

http://www.prograd.ufscar.br/cursos/cursos-oferecidos-1/musica/musica