Adelcio Camilo Machado 

Pianista com Mestrado e Bacharelado em Música pela Universidade Estadual de Campinas, instituição onde cursa o Doutorado em Música. Atualmente é professor do curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia. É membro dos grupos de pesquisa "Música Popular: história, produção e linguagem" (UNICAMP) e "História e Música" (UNESP-Franca). Tem experiência na área de história da música popular brasileira e atuação como educador musical. 

Email: adelcio.camilo@ufscar.br / adelcio.camilo@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4163948825825308

 

Antonio Carlos Leme Jr. 

Professor do curso de graduação presencial em Música – Licenciatura (Educação Musical) da Universidade Federal de São Carlos, Bacharel e Mestre em piano – Práticas Interpretativas – pela Universidade Estadual de Campinas, onde desenvolveu pesquisa sobre análise musical voltada para a performance pianística. 

Mestre em Psicologia: Análise Comportamental da Cognição pela Universidade Federal de São Carlos, com pesquisa sobre comportamentos musicais e sua relação com a história de aprendizagem de ouvintes e musicistas.

Professor de teoria e percepção musical na Escola de Música Heitor Villa-Lobos, na cidade de Americana-SP.

Ex-Professor do curso de Educação Musical da Universidade Aberta do Brasil da SeaD-UFSCar, no qual ministrou disciplinas voltadas para a prática pianística. 

Email: antoniocarloslemejr@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2901733985884627

Videoaulas: https://pianotonyblog.wordpress.com/

Composições pedagógicas para piano: http://pianoon.blogspot.com.br/ 

Soundcloud: https://soundcloud.com/junior-leme 

 

Daniel Gohn

Daniel Gohn é professor do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre e Doutor pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e Bacharel em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é autor dos livros “Caderno de Percussão Yamaha” (Ricordi, 2014), “Educação Musical a Distância: Abordagens e Experiências” (Cortez, 2011), “Tecnologias Digitais para Educação Musical” (EdUFSCar, 2010), e “Autoaprendizagem Musical: Alternativas Tecnológicas” (Annablume, 2003). É autor também de capítulos em diversos livros sobre tecnologia na educação, incluindo o capítulo sobre música no livro “Educação a Distância: o Estado da Arte” (Pearson, 2009), organizado por Fredric Litto e Marcos Formiga, que foi 3o colocado no Prêmio Jabuti 2009. Iniciou seus estudos de percussão em 1985, tendo aulas com Jayme Pladevall, José Eduardo Nazário e Lilian Carmona. Depois, passou um período de 3 anos estudando na escola Drummers Collective, em Nova York, onde também participou da produção de diversos DVDs educacionais de música da empresa Hudson Music. Seus principais interesses de pesquisa incluem o uso de tecnologias na educação musical e processos de ensino e aprendizagem de instrumentos de percussão. Como instrumentista, já gravou e se apresentou com os grupos Casa de Marimbondo, Tribores, Das Fossem, Orquestra Rock, Marise Marra, Yumi e os Sensonautas, entre outros.

Email: dgohn@uol.com.br / dgohn@ufscar.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1332810341001276

 

Eduardo Conegundes de Souza

Possui Bacharelado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é Professor Assistente do Curso de Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos, atuando principalmente nos seguintes temas: música e cultura popular brasileira em diálogo com e as áreas de educação musical, educação não-formal e memória. É músico, arranjador e membro fundador da Associação de Samba Cupinzeiro. Em 2014 iniciou doutorado vinculado ao Programa de Pós-graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da UNICAMP. Seu projeto de pesquisa está vinculado ao Projeto Temático: "Vida e Presença: os corpos em arte" coordenado pelos Professores Doutores Renato Ferracini e Ana Cristina Colla, ambos do LUME teatro. 

Email: eudemaria01@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3239770090282655

 

Eduardo Nespoli

Eduardo Nespoli é docente do Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos, onde coordena o Laboratório de Construção de Instrumentos Musicais. É doutor em artes pela Universidade Estadual de Campinas. É pesquisador do grupo de pesquisa Tecnologias Aplicadas ao Ensino e Aprendizagem Musical (UFSCar) e do Programa de Pós-graduação em Ciência Tecnologia e Sociedade (UFSCar). Sua pesquisa aborda questões referentes às transformações tecnológicas e os impactos para a performance e o ensino das artes, com foco na investigação e criação de dispositivos sonoros artesanais, eletrônica e computação.

Email: edunespoli@ufscar.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0482744763085170

Grupo de Pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/0482744763085170

 

Fred Siqueira Cavalcante

Bacharel em Música pela Universidade Estadual de Campinas (1993), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e doutor em Educação pela mesma universidade. Atualmente é Professor adjunto na Licenciatura em Música da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e no Curso de Educação Musical pela Universidade Aberta do Brasil conveniada a Universidade Federal de São Carlos (UAB/UFSCar), na modalidade de EaD (Educação a distância). Foi membro ativo da Comissão Nacional de Avaliadores Externos do Sistema UAB. Tem experiência de pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: história de vida de professor, criação musical, práticas sociais e processos educativos em música, música comunitária e educação musical. Atualmente é vice-coordenador do Curso de Licenciatura em Música da UFSCar, coordenador do Laboratório de Criação Musical (LaCriMus) e coordenador do projeto de extensão "MoMA - Mostra musical de alunos do Curso de Licenciatura em Música da UFSCar" (PROEX-UFSCar)

Email: fred@ufscar.br / fredfredfred.sc@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1422926693741851

Grupo de Pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/1422926693741851

 

Glauber Lucio Alves Santiago

Prof. Dr. Glauber Santiago é bacharel em Direito, mestre em Engenharia de Produção com dissertação voltada para a gestão da qualidade em organizações musicais e doutor, também, em Engenharia de Produção com tese versando sobre uma proposta de diagnóstico das competências do educador musical em projetos de curso de graduação. Atua na área musical como professor do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) nas áreas de percepção e notação musical, linguagem e estruturação musical, criação musical, entre outras. Musicalmente também atua como arranjador, compositor e produtor musical. Em sua produção de material didático destacam-se alguns livros e métodos para o ensino de teclado, flauta doce, Xilofone Orff, e introdução à Harmonia Tradicional; ambientes virtuais de aprendizagem; vídeo aulas sobre música; e diversos softwares relativos ao aprendizado musical. Como pesquisador tem atuado com temas voltados para a educação musical, tecnologias e EaD. É líder do grupo de pesquisa Tecnologias aplicadas ao ensino e aprendizagem musical e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte). Atualmente também é coordenador da Coordenadoria de Inovações em Tecnologias na Educação (CITE) da Secretaria Geral de Educação a Distância da UFSCar (SEaD)

Links:

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9385173410103898

Site: https://sites.google.com/site/aprendamusicacomigo/

Curso livre: http://ead.aprendamusicacomigo.com.br/

Canal do Youtube: https://goo.gl/1MDWo0

Jogos e Apps musicais: http://educacaomusical.sead.ufscar.br/jogos/

 

Ilza Zenker Leme Joly

É graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui metrado em Educação Especial, com a temática Aplicação de procedimentos de musicalização para crianças com necessidades especiais, e doutorado em Educação, na área de Metodologia de Ensino, com tema voltado para formação do educador musical. É especialista em Musicoterapia, pela Universidade de Ribeirão Preto e membro da APEMESP. Foi fundadora do Curso de Licenciatura em Música com habilitação em Educação Musical, tendo sido também uma das autoras do projeto pedagógico do curso. Atuou com coordenadora do Curso de Música entre 2003 e 2005, e atualmente é professora de diversas disciplinas da referida graduação. Atua também como professora do curso de Pós-Graduação em Educação (área de Metodologia de Ensino), orientando alunos de mestrado e doutorado na linha de pesquisa “Práticas Sociais e Processos Educativos”. Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa em “Práticas Sociais e Processos Educativos”, e é líder do grupo de pesquisa “Educação Musical, Cultura e Comunidade”. Foi fundadora, coordenadora e regente da Orquestra Experimental da UFSCar, da Pequena Orquestra da UFSCar, da Camerata Vivace e da Orquestra Projesc. Coordena também o programa de extensão “Educação Musical na UFSCar”, com projetos voltados para a formação para a cidadania nas comunidades de São Carlos, Leme e região. Alguns desses projetos envolvem musicalização para bebês, prática musical em orquestra, corais e música no hospital. Cursa atualmente o "Antropomúsica", formação em Música e Antroposofia. Tem publicado na área de educação musical no Brasil e exterior, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, música, música instrumental, educação, cultura, comunidade e formação de professores.

Email: zenker@ufscar.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5569335876343450

Grupo de Pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/5569335876343450

 

Isamara Alves Carvalho

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Desde 2009 é professora efetiva do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar, atuando nos cursos de Licenciatura em Música (presencial) e Licenciatura em Educação Musical (a distância pela UAB), do qual é coordenadora. Concluiu o Bacharelado em Música - Flauta Doce em 1996 pela Faculdade de Artes Alcântara Machado. Foi professora de Rítmica na Escola de Música da Fundação das Artes de São Caetano do Sul de 1993 a 2009, da qual foi coordenadora pedagógica no ano de 2006. Na área de EaD exerceu atividade como tutora virtual do Curso de Educação Musical da UAB-UFSCar, formadora no Programa Descubra a Orquestra (OSESP) e no Projeto Guri. Atualmente orienta a elaboração de trabalhos de conclusão de curso de graduação e iniciação científica nas áreas de educação musical, ensino de instrumento e uso de recursos tecnológicos musicais.

Email: isamara@ufscar.br / profa.isamara@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7634525753891601

Grupo de Pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/7634525753891601

 

Jane Borges de Oliveira Santos

Possui Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FE-USP (2009), Mestrado em Artes pela Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo  ECA-USP (2003), Graduação em Música com habilitação em Piano pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro  UNIRIO (1984) e Bacharelado em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil  STBSB (1980). É professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) atuando no Departamento de Artes e Comunicação (DAC). Ministra aulas no Curso de Licenciatura em Música, modalidade presencial e no Curso de Licenciatura em Educação Musical, modalidade a distância (UAB/UFSCar). Foi Chefe do DAC/UFSCar no biênio 2009-2011 e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Música em 2014. Coordena o Laboratório Coral Vivo Canto, aprovado pelo DAC no primeiro semestre de 2015. É membro da Comissão de Avaliação da área de música do ENADE junto ao INEP/MEC. Tem atuado em concertos como pianista, coralista e regente coral. É associada da ABEM - Associação Brasileira de Educadores Musicais e da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Regência Coral, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, ensino de piano em grupo, canto coral, regência coral, saúde vocal e formação de professores.

Email: janeborges@ufscar.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9589092086395991

 

José Alessandro Gonçalves da Silva

É Bacharel em Música, Habilitação em Clarineta pela Universidade Federal da Paraíba (1990) e Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás (2002). Atualmente é docente efetivo do Curso Presencial de Licenciatura em Música com habilitação em Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: perfomance, clarineta, sax, orquestra, música, educação musical, ensino coletivo de sopros e EaD-UAB-UFSCar. Atualmente é coordenador do Curso Presencial de Licenciatura em Música.

Email: alessandro30silva@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6190451773362040

 

Maria Carolina Leme Joly

Graduada em Licenciatura em Música, especialista em Musicoterapia, mestre em Educação e com doutorado em Educação em andamento. É professora assistente no curso de Licenciatura em Música da UFSCar, atuando nas áreas de Prática e Ensino, Direção de Conjuntos Musicais e Prática de Orquestra. É coordenadora e regente da Orquestra Experimental da UFSCar, faz parte da comissão organizadora da Jornada de Estudos em Educação Musical (JEEM) e do Simpósio de Educação Musical. Foi orientadora do PIBID da Música e professora do Projeto de Musicalização da UFSCar e coordenou e atuou em formação continuada de professores da Rede Básica de Ensino em diversas cidades da região de São Carlos. Hoje atua e pesquisa nas seguintes áreas: orquestra comunitária, prática e ensino coletivo de instrumento, formação inicial e continuada de professores de música, música na escola, música e comunidade.

Email: maroljoly@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8669536548912329

 

Natália Búrigo Severino

É licenciada em Música e mestre em Educação pela UFSCar. Tem experiência em Música com ênfase em Educação Musical. Trabalhou com Educação Musical Escolar, sendo professora temporária da Prefeitura Municipal de São Carlos em 2014; e atuando no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), de 2011 a 2014, como bolsista e posteriormente como orientadora. Dedica-se principalmente à formação de professores. Nessa área, trabalhou com capacitação de professores de Artes/Música na prefeitura de Descalvado e região, atuou como orientadora do PIBID, tutora virtual no curso EaD de Educação Musical na UFSCar, como professora colaboradora na Especialização em Educação Infantil da UFSCar, e atualmente é professora assistente do curso de licenciatura em Música da UFSCar. Também trabalha com ensino de piano para crianças e iniciantes. Faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Musical da UFSCar, participando do Grupo de Estudos em Educação Musical e Formação Humana, realizado pesquisas sobre formação de professores. É membro da comissão organizadora da Jornada de Estudos em Educação Musical da UFSCar, do Simpósio de Educação Musical e Humanização e idealizadora do Educa-Música, portal eletrônico sobre música e educação. Atua principalmente nos seguintes temas: educação musical, música na escola, educação e cidadania, práticas sociais, educação dialógica, educação humanizadora, formação de professores, e interdisciplinaridade. 

Email: nataliabseverino@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7473436068039477

 

Renata Franco Severo Fantini

Possui graduação em Música pela Universidade Federal de São Carlos . Especialização em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto, Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e Doutorado em andamento no mesmo programa. Desenvolve trabalhos de educação musical com crianças em situação de risco desde 2004 em escolas públicas. Atualmente atua como professora Assistente da Licenciatura em Música da Universidade Federal de São Carlos e como professora voluntária no Curso de Música da UAB- UFSCar. Tem experiência na área de Educação Musical com bebês, crianças do ensino fundamental e médio, adultos e formação de professores.

Email: renatafantini@ufscar.br / renata.severo@yahoo.com.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9611195121776675

 

Thaís dos Guimarães Alvim Nunes

Doutora (2015), Mestre (2005) e Bacharel em Música Popular (2001) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Adjunta do Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) nas modalidades presencial e à distância. Tem experiência na área de música com ênfase em música popular atuando principalmente nos seguintes temas: canto popular, voz e expressão, história da música e da canção popular brasileira, cultura popular, linguagem e estruturação musical, arranjo e ensino de música.

Email: thaisalvim@hotmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0310975655441468

Grupo de Pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/0310975655441468

 

PROFESSORES SUBSTITUTOS - MÚSICA

 

Mariana Galon da Silva

Mestre em Educação pela UFSCar, possui graduação em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade de São Paulo (2006) e é especialista em Arte e Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade Federal de Brasilia. Atuou como docente do curso de Artes Visuais da AFARP - UNIESP, educadora musical (violoncelo) do Projeto Guri. Atualmente é Tutora Virtual do curso de Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, docente do curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Claretiano e professora substituta do curso presencial de Licenciatura em Música da UFSCar.

Email: marianagalon@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2623764757592483

 

Márcio Luiz Gusmão Coelho

Possui mestrado em Lingüística/Área de Concentração: Semiótica (da Canção) pela Universidade de São Paulo/SP (2002) e doutorado em Lingüística/Área de Concentração: Semiótica (da Canção) pela Universidade de São Paulo (2007). Cancionista com oito CDs gravados: três para o público adulto e cinco para o público infantil. Membro do Comitê Permanente do Movimento da Canção Infantil latino-americana e Caribenha.Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: música popular, semiótica, canção, música, educação musical e lingüística. Vencedor do Prêmio Produção Crítica em Música / FUNARTE-2013

Email: tudocenadela@yahoo.com.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8940671345476697

Grupo de Pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/8940671345476697

 

Pedro Augusto Dutra de Oliveira

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Educação pela mesma instituição, Especialista em Arte-Educação pela Universidade de Brasília e Licenciado em Música pela Universidade de São Paulo - USP Ribeirão Preto (2007). Durante seis anos foi professor na Educação Básica atuando como educador, regente de coro infantil e orquestra de estudantes. Atuou também como educador musical na Associação Amigos do Projeto Guri e na tutoria Virtual do curso de Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atualmente é Coordenador e Professor do curso de licenciatura em música e no curso de pós-graduação em Educação Musical do Centro Universitário Claretiano, além de atuar como professor substituto no curso de Educação Musical (presencial) da Universidade Federal de São Carlos. Coordena o grupo de pesquisa Música, Educação e Interdisciplinaridade. Trabalha com a temática: educação musical e humanização, práticas sociais e processos educativos.

Email: pedroaugustodutra@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3945855591148052