Ao longo dos 8 semestres de curso, o estudante de Educação Musical terá contato com diversas disciplinas e experiências práticas para que adquira uma série de competências. Entre elas:
- Elaborar e implantar projetos de ensino da música, bem como projetos de formação musical continuada de professores não especialistas.
- Planejar e administrar atividades sistemáticas de ensino de música.
- Estimular e orientar o desenvolvimento da musicalidade e potenciais correlatos humanos, tanto em procedimentos formais de ensino quanto em oportunidades alternativas, tendo por base conhecimentos consistentes e atualizados.
- Ministrar cursos de formação musical atuando como professor de música, regente de coros, pequenas orquestras, bandas ou qualquer outro tipo de conjunto musical em locais variados.
- Trabalhar com toda diversidade de faixa etária, incluindo desde bebês até idosos (prioritariamente, porém crianças e adultos).
- Ensinar conteúdos principais relativos à história, apreciação, teoria, instrumentos e percepção musical.
- Elaborar ou adaptar técnicas de ensino, estratégias de formação e metodologias de educação musical.
- Conceber e desenvolver material didático musical original, adequado à faixa etária, região e condições de trabalho.
- Realizar um trabalho de conscientização e desenvolvimento de potencialidades humanas, dirigido para a educação e melhoria da qualidade de vida do indivíduo, valendo-se para isto tanto de oportunidades pedagógicas em sala de aula quanto de realizações musicais criadas e manifestações culturais presenciáveis na realidade.
- Realizar pesquisas voltadas para a área do ensino da música e formação de educadores musicais, tendo sempre por base o tempo presente.
- Dominar os fundamentos da música e para ter conhecimento geral de sua história e de suas principais manifestações em diversas culturas.
- Tocar ao menos dois instrumentos e conseguir expressar-se vocalmente.
- Elaborar e implantar projetos de formação de grupos musicais.
- Dirigir e acompanhar grupos musicais ligados à educação musical.
- Compor músicas, sonorizações e trilhas sonoras, bem como fazer arranjos e adaptações de músicas e canções de aplicação na educação musical.
- Produzir e dirigir apresentações musicais para conjuntos musicais diversos, voltados para a educação musical dos participantes e formação básica do público ouvinte.
- Atuar como agente cultural, ou animador sócio-musical.
- Atuar como coordenador de educação musical em oficinas culturais, escolas livres, instituições de formação sócio-pedagógica e ou arte-terapêuticas.
- Produzir, assessorar e realizar crítica especializada de processos musicais enquanto fenômeno de educação.
- Criar alternativas para a prática musical formadora de grupos de amadores.
- Participar de trabalho em equipes multidisciplinares, co-elaborando e co-implantando projetos que abordem aspectos musicais do ser humano.