COORDENAÇAO DE TCC

 

O Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Imagem e Som prevê a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como exigência obrigatória para o título de Bacharel em Imagem e Som.  O TCC é composto por uma carga horária de 300 horas, totalizando 20 créditos, oferecido aos estudantes do Curso no 6°, 7° e 8º períodos, por meio das disciplinas Elaboração de Projeto, Realização de Projeto e Veiculação de Projeto, respectivamente, e supervisionado por meio das disciplinas Coordenação de Projeto e Coordenação de Veiculação, oferecidas nos 7º e 8º semestres, respectivamente. 

No Curso de Bacharelado em Imagem e Som, o trabalho de conclusão de curso tem como objetivo permitir ao aluno, a partir das experiências vivenciadas nas disciplinas do curso, nos estudos teóricos e práticos, e no conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas a sua formação profissional, a produção de uma obra audiovisual, quando cabível, com duração máxima de 26 minutos, de qualquer gênero ou formato, realizado em grupo, acompanhada de um relatório de atividades. Este relatório deve ser entregue em papel e versão digital, e deverá conter as atividades realizadas dentro de cada área, apontar as dificuldades e soluções encontradas no desenvolvimento do trabalho além de cópia da obra audiovisual realizada.

A elaboração do trabalho tem início no 6º semestre, na disciplina Elaboração de Projeto. Ao final desta disciplina, os alunos apresentam propostas de trabalho, que serão analisadas e selecionadas por uma comissão de professores em uma Banca de Seleção.

Durante o 7º semestre (Realização de Projeto), os alunos realizam a fase de desenvolvimento e pré-produção do projeto, sob orientação de um professor do curso de Imagem e Som da UFSCar, e preparam–se para uma qualificação, que acontece no final do período, onde uma banca de professores discute o projeto a partir dos referenciais teóricos e práticos nos quais os projetos estão apoiados, com vistas a ajustes teórico-metodológicos, assim como a viabilidade de produção. 

Durante o 8º semestre (Veiculação de Projeto), a partir das considerações da banca de qualificação, os alunos cumprem as etapas de produção, pós-produção e finalização das obras audiovisuais. A apresentação dos trabalhos acontece no final deste ciclo para uma banca de três avaliadores composta por professores e especialistas, cuja titulação mínima seja a graduação. A disciplina visa também orientar os alunos no planejamento da divulgação e exibição das obras produzidas, considerando a importância da difusão dos trabalhos realizados. 

Coordenação dos TCCs: Profa. Dra. Alessandra Meleiro (ameleiro@ufscar.br)

 

Clique no link abaixo e confira alguns dos trabalhos realizados pelos alunos do curso: