A Portaria GR/UFSCar nº 662/03 regulamenta a administração acadêmica e do Conselho de Coordenação de Curso de todos os cursos desta Universidade. No artigo 1º desta portaria fica estabelecido que a Coordenação de Curso é um órgão colegiado responsável pela organização didática e pelo funcionamento de um determinado curso, como previsto no Art. 43 do Estatuto da UFSCar. As Coordenações de Curso de Graduação serão constituídas pelo Coordenador, Vice-Coordenador e Conselho de Coordenação.

O Conselho de Coordenação de Curso de Bacharelado em Imagem e Som é constituído por representantes do corpo docente que atuam no curso, representantes discentes e pelo secretário da coordenação de curso (sem direito a voto). O Conselho se reúne ordinariamente, em média, uma vez  por mês, por convocação da Presidência e, extraordinariamente, sempre que necessário. Todas as reuniões são registradas em atas arquivadas na secretaria da coordenação do curso, podendo ser consultadas quando necessário pelos docentes, discentes e funcionários do curso, bem como por outros membros da comunidade acadêmica. As deliberações do Conselho são encaminhadas pela Coordenação tanto no âmbito do Curso como nos demais conselhos deliberativos da Universidade.

Tendo como base o Artigo 13° da Portaria GR/UFSCar nº 662/03, as discussões e deliberações do Conselho de Coordenação do Curso de Bacharelado em Imagem e Som envolvem questões referentes: às diretrizes e normas de funcionamento do curso, alterações curriculares, alterações nas disciplinas, planos de ensino das disciplinas, atividades que complementem a formação dos alunos, aperfeiçoamento do corpo docente, horário de funcionamento do curso, avaliação global do curso, processos de alunos, número de vagas, requisitos para ingresso, compor comissão eleitoral para promover a eleição do coordenador e vice-coordenador. 

A gestão do curso tem como principal objetivo a coordenação didático-pedagógica, visando à elaboração e à condução do projeto pedagógico do curso e da política de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

O atual coordenador, Leonardo Antônio de Andrade, está à frente do processo de Reformulação Curricular do Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado Imagem e Som, buscando que esse processo seja pautado em uma elaboração democrática que demanda discussão e reflexão em torno da concepção de educação e de sua relação com a sociedade. 

A atuação da coordenação envolve atividades relativas à: 

1 - Gestão do curso: 

a) presidir as reuniões de Conselho de Curso, que são realizadas mensalmente, apresentando as demandas do curso, discussão sobre o PPC e encaminhamento das decisões.

b) coordenar os trabalhos administrativos: catálogo e divulgação do curso; recepção aos calouros e demais alunos do curso; cumprimento do plano de ensino; transferências internas e externas; inscrições em disciplinas, equivalência ou dispensa de disciplinas, oferta de disciplinas, orçamento da coordenação do curso; coordena e/ou atuar junto a Comissão Organizadora e Comissão Científica de eventos relacionados ao curso.

c) orientar e supervisionar o trabalho desenvolvido na secretaria de coordenação do curso e do setor de apoio pedagógico.

d) oferecer atendimento individual e reuniões com docentes e discentes.

e) coordenar e discutir os processos e resultados de avaliação do curso, junto com professores e alunos e encaminhar as ações deliberadas.

2- Relação com os docentes e discentes:

A comunicação com docentes e discentes é constante e se dá por meio de reuniões coletivas e/ou atendimento individual. Considerando a importância da troca de informações para o bom andamento do curso, sempre que necessário, o coordenador visita as salas de aula para dar orientações gerais e específicas do curso aos alunos; além de ter horários próprios para receber alunos e docentes na coordenação do curso. 

3- Representatividade nos colegiados superiores:

O coordenador tem assento nos colegiados superiores, como: Conselho de Graduação, Conselho de Centro, Coordenação de Curso e NDE. Essa presença nos colegiados superiores possibilita o acesso às informações discutidas nas diferentes instâncias da universidade, contribuindo para a organização e integração do curso em âmbito local e geral da universidade.

 

Coordenador

Prof. Dr. Leonardo Antonio de Andrade

 Vice-Coordenador

Prof. Me. Adriano Soriano Barbuto

Secretária

Ana Lucia Bafuni Kuba

Contatos:

16 – 3351-8496

coordartes@hotmail.com

coordims@ufscar.br

https://www.facebook.com/coordenacao.ies

Atas