Seminário Internacional Cinema, Soft Power e BRICS

Entre os dias 27 e 28 de outubro de 2016, foi realizado o seminário internacional Cinema, Soft Power e os BRICS, dentro da programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O encontro reuniu autoridades, gestores, realizadores e pesquisadores do audiovisual do Brasil, da China, da Índia, da Rússia e da África do Sul com o objetivo de aproximar as iniciativas e impulsionar as políticas públicas entre os países para estimular o intercâmbio econômico e criativo. Também se propõs a compreender e comparar como as chamadas potências emergentes adotam, adaptam ou culturalmente reinventam e localizam o soft power para realizar suas próprias ambições estratégicas. Ao longo do evento, também foram exibidos filmes de realizadores dos BRICS, além de debates, palestras e lançamento de livros.

Coordenadora: Profa. Dra. Alessandra Meleiro

http://www.iniciativacultural.org.br/2016/08/cinema-soft-power-e-brics/

 

XII Congresso FORCINE - Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual

Realização do XII Congresso FORCINE - Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual, através do eixo "A formação que queremos: novas demandas e oportunidades do cinema e audiovisual", entre os dias 31/08 e 03/09/2016, que ocorreu na FAAP, Cinemateca Brasileira e Museu da Imagem e Som. A temática do XII Congresso do Forcine deu continuidade às discussões do "1º. Seminário Paulista de Ensino e Mercado de Trabalho em Audiovisual" e contou, ainda, com exibição das obras audiovisuais das instituições de ensino de cinema e audiovisual associadas ao FORCINE, além do "Cinema em Curso" (palestra de Representantes das escolas para estudantes secundaristas, professores e pais sobre o ensino de cinema).

Coordenadora: Profa. Dra. Alessandra Meleiro

www.forcine.org.br

 

Seminário Olhares da Gestão: Gestão Pública da Cultura e do Audiovisual

Realização do Seminário Olhares da Gestão, nos dias 30 e 31 de agosto de 2016, realização conjunta das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo (via unidade Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda) e Universidade Federal de São Carlos. O Seminário deu continuidade às discussões sobre Gestão Cultural realizadas ao longo das atividades propostas pelas Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Ocorreu no município de São Carlos, e sua programação contou com discussões sobre Gestão Pública da Cultura e gestão do audiovisual no Brasil através de exibição de vídeos, palestras e sessões de Q&A.

Coordenadora: Profa. Dra. Alessandra Meleiro

http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.71b090bd301a70e06d006810ca60c1a0/?vgnextoid=478e01ac55256510VgnVCM1000008936c80aRCRD&vgnextfmt=default

 

16a. Semana de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos -SeIS.16

A Semana da Imagem e Som (SeIS) da UFSCar é um evento anual que teve sua 1a edição realizada em 1999, e que em 2016 chegou a sua 16a edição. Organizada por discentes do segundo ano do curso de Bacharelado em Imagem e Som da UFSCar, sob a orientação de um docente do curso, a semana promove fruição, discussão e reflexão acerca da realização audiovisual nos espaços da universidade e da cidade de São Carlos, através de uma programação plural que conta com mostra de filmes, mostra fotográfica, workshops, oficinas e palestras com pesquisadores e profissionais do setor. Nesta edição, a SeIS se propõs a discutir o tema Violência e sua presença no audiovisual, tanto quanto questão social quanto recurso estético.

Coordenadora: Profa. Dra. Alessandra Meleiro

https://www.facebook.com/semanadaimagemesom/