LEAV - Laboratório de Estudos Audiovisuais (Videoteca)

LIVID - Laboratório de Imagem e Vídeo Digitais

Laboratório de Som

Laboratório de Edição

Laboratório Fotográfico

Laboratório de Animação e Estereoscopia Videográfica

LIM - Laboratório de Integração Midiática

LABEX - Laboratório de Externas

Laboratório Estúdio de Filmagens e Fotografia

Laboratório de Estudos e Realização do Documentário

 

Laboratório de Estudos Audiovisuais (LEAV - Videoteca)

Coordenado pela Profa. Dra. Flávia Cesarino Costa. Abriga atividades de estudo, visionamento, discussão e análise audiovisual. Possui 56 m2 e contém acervo com cerca de 650 títulos em VHS e DVD. Neste espaço ocorrem reuniões de pesquisa e seminários. O espaço fica à disposição dos alunos, para reuniões, visionamento e discussões de filmes. Há uma pequena sala de visionamento com uma TV de 52 polegadas e ar condicionado, e um ambiente para reuniões, além da sala do acervo de mídias. Por causa do déficit de salas de aula apropriadas muitas vezes esta sala abriga aulas teóricas do curso de imagem e som e do programa de pós-

graduação em imagem e som (PPGIS). O LEAV costuma ter bolsistas no período letivo. Os bolsistas mantêm aberto o LEAV para o atendimento ao público, recepcionando os usuários da videoteca, zelando pelo uso e integridade dos equipamentos e ambiente, controlando a entrega de documentos pelos usuários, ajudando a coordenadora a organizar o acervo de mídias, e trabalhando na catalogação do acervo.

Estruturalmente, o Laboratório de Estudos Audiovisuais (LEAV) foi reformulado e aparelhado, em um espaço de 56 m2, a partir da antiga videoteca do DAC, que continha acervo com mais de 500 títulos em VHS e DVD. O Laboratório foi contemplado em 2012 com o Edital de Apoio a Laboratórios Didáticos da Pro-Reitoria de Graduação da UFSCar, o que possibilitou a aquisição de 02 estantes para livros dupla face, 02 estantes para livros face simples, 02 mesas tipo estação de trabalho, 01 mesa reunião redonda, 15 cadeiras universitárias com pranchetas,01 televisão Sony Bravia, LCD 46, Full HD, 4 televisões LG LCD 32, Full HD, 05 Blu-Ray player LG, 05 distribuidores de áudio para fones de ouvido e 01 computador desktop.

 

Laboratório de Imagem e Vídeo Digitais

Instalado numa sala de 30 m2. Possui mobiliário, 03 ilhas de edição PC, 07 computadores, 01 Deck Sony DSR 45, 01 monitor de video-assist Sony, 01 televisor 42, 01 deck HDV JVC e 01 deck HDV Sony. Nele são realizados exames de qualificação e entrevistas de seleção do Programa, além de encontros dos grupos de pesquisa, como os realizados pelo GEMInIS. Laboratório de Som Laboratório do DAC coordenado pela Profa. Dra. Suzana Reck Miranda. Proporciona atividades de estudo, análise, gravação e edição de som e música. Possui uma área de 53 m2 e está dividido em três salas, sendo que a maior delas também funciona como sala de aula (apropriada para aulas específicas) e como espaço para reuniões de pesquisa. Há outras duas salas menores, uma de técnica de apoio e outra que é um estúdio de gravação. Na sala principal há 25 cadeiras universitárias, uma lousa, um conjunto de mesa e cadeira (para professor), uma mesa de som (Sony) com 32 canais, dois monitores de áudio (Yamaha), um console com placa de som MBox PRO (Digidesign), conjuntos diversos de cabos, 01 laptop Macbook Pro e microfones de vários tipos. Na sala técnica de apoio ficam o computador Mac Pro (Apple) com monitor 18 ́5 (Samsung), dois monitores de áudio (Alesis) e um nobreak. Todos estes equipamentos foram obtidos através de projeto de pesquisa junto ao CNPq (Edital Universal 2012). A linha Som e Música no Cinema, coordenada pela Profa. Dra. Suzana Reck Miranda, do grupo de pesquisa Cinema e Comunicação, mantém reuniões periódicas quinzenais neste Laboratório, com discussão de textos, projeção de filmes e análise de exemplos fílmicos, exposição de pesquisas e algumas experimentações práticas.

 

Laboratório de Edição

Instalado numa sala de 12 m2. Possui, além de mobiliário, 01 ilha de edição Macintosh, 01 ilha de edição PC, 02 Decks Sony DSR 45 e 02 monitores de video-assist Sony.

 

Laboratório Fotográfico

Encontra-se instalado em um espaço de 36 m2, subdividido em sala escura e sala clara. Na sala escura encontram-se uma bancada-estrado com cuba, 10 cubículos de ampliação, 12 ampliadores diretos, sistema de climatização e iluminação vermelha, bem como mobiliáriotécnico. A sala clara possui armários para reserva de produtos químicos, bancadas de concreto com pias, 01 geladeira e diversas ferramentas e materiais para manuseio (pinças, pregadores, tubos de ensaio, béquers, vasilhames de vidro, bastões de vidro, cubas plásticas, carretéis de aço, banheiras e termômetros).

 

Laboratório de Animação e Estereoscopia Videográfica

Coordenado pelo Prof. Dr. Leonardo Antônio de Andrade. Está instalado numa sala de 12 m2. Além de mobiliário, possui 02 computadores e 01 mesa de luz e uma mesa digitalizadora. Em 2012 o laboratório foi contemplado com o Edital de Apoio a Laboratórios Didáticos da Pró-Reitoria de Graduação da UFSCar, o que possibilitou reformas e compra de alguns equipamentos

que estão em fase de aquisição. Oferece suporte para projetos e aulas de alunos de graduação e às pesquisas desenvolvidas por um número cada vez maior de mestrandos do Programa que têm as técnicas de animação e de estereoscopia como objeto de seu estudo.

 

Laboratório de Integração Midiática (LIM)

Coordenado pelo Prof. Dr. Leonardo Antônio de Andrade. Contempla serviços de transcrição multimídia audiovisual, em um espaço de 12 m2. Possui, além do mobiliário técnico, uma ilha de edição linear híbrida, equipada com: 01 videocassete VHS multinorma e multissistema, 02 decks JVC S-VHS editores e respectiva controladora, 02 decks DVCPRO editores e respectiva controladora, 01 deck player U-Matic PAL-M, 04 monitores de vídeo, 02 transcoders, 01 gerador de caracteres, 01 matriz roteadora, 01 switcher DME e 01 microcomputador PC. Este laboratório oferece suporte para a transcrição de materiais audiovisuais que são encontrados em mídias que atualmente estão em desuso, possibilitando visualização e preservação de registros em vídeo e áudio que são úteis a pesquisas desenvolvidas por alunos, visando também a copiagem para o Laboratório de Estudos Audiovisuais. O laboratório também possibilitou a transmissão online de atividades do Programa, como a aula inaugural de 2012, com o Prof. Dr. Marcius Freire (UNICAMP).

 

LABex - Laboratório de Externas

Coordenado pelo Técnico Administrativo Ms. Pedro Dolosic Cordebello, instalado em uma sala de 12 m2 e abriga equipamentos para a gravação de cenas externas e material permanente adquirido pelos diversos projetos de pesquisa dos professores. O laboratório auxilia em várias atividades das pesquisas do DAC (compras, supervisão de equipamentos, gravações de eventos tais como entrevistas, apresentações e performances) bem como na transmissão online de conferências e workshops.Está instalado numa sala de 12 m2. Possui 06 câmeras Panasonic DVC 200, 02 câmeras Panasonic DVC 15, 05 câmeras JVC GY-DV 300, 02 câmeras Canon HV30, 01 câmera JVC GY- HD200, 02 handycams Sony HDR-XR500, 12 refletores de luz e respectivos tripés, 01 iluminador sun-gun, 04 televisões, 02 aparelhos de DVD, 01 Computador laptop, 02 projetores multimídia, 09 kits de câmeras fotográficas mecânicas com jogos de lentes, 02 gravadores de áudio Sound Devices, 06 fones de ouvido Sony MDR-7506, 01 microfone Sennheiser ME-66, 01 vara boom gitzo e 01 minigrua SH-II Mattedi.

 

Laboratório de Estudos e Realização do Documentário

Coordenado pelos Profs. Drs. Arthur Autran Franco de Sá Neto e Alessandro Constantino Gamo. Está instalado em uma sala com 20 m2. Além de mobiliário, está dotado de 01 Deck Sony DSR 45, 01 impressora HP Laserjet 1022, 01 computador e 01 monitor de video-assist Sony. Contém acervo de DVD’s de documentários. Nele são realizadas reuniões com diversos mestrandos, servindo também de suporte para as pesquisas que trabalham em torno da questão da produção audiovisual documentária.